Olá pessoal, hoje vamos compartilhar algo diferente e muito necessário para os dias que estamos vivendo. Como fazer uma Máscara de Tecido, sem máquina de costura, com uma costurinha manual super fácil!

Moldes das máscaras imagem ao final do post.

Minha irmã fez máscaras de tecido para minha sobrinha de 2 anos e meio e carinhosamente resolveu gravar o passo a passo para compartilhar com todos aqueles que não possuem máquina de costura e querem fazer seus kits de máscaras de proteção!

Veja também:

Mas, lembrando que a máscara de tecido foi recomendação atual do Ministro da Saúde para a população, com endosso de vários infectologistas, para auxiliar na proteção contra a transmissão do vírus. Ela só não é indicada para profissionais da saúde que precisam de máscaras hospitalares.

Entretanto, outro fato interessante que tem-se comentado muito: no Japão já existe uma cultura do uso de máscaras, que muitas são feitas de tecido. Em especial, eles utilizam essas máscaras na época da polinização, que desencadeia o Kafunsho e na época do inverno, por causa de uma gripe forte chamada Influenza.

Eu morei no Japão por 4 anos, então posso afirmar que já precisei usar algumas vezes, apesar de não gostar muito.

Minha máscara de tecido sem máquina – adulto

Meu negócio é mexer com papel. Portanto, não sou expert em tecido, muito menos em costura. Mas, como podem ver, consegui fazer minha máscara sem dificuldades, demorei um pouco para costurar.

O tamanho do molde adulto se encaixou direitinho no meu rosto. Mas, se você achar o molde meio grande, é só tirar um pouco do contorno do molde depois de imprimir ele. No meu caso, só tive que ajustar o elástico, diminui ele um pouco. Além disso, esse modelo de máscara cobre muito bem o nariz, a parte debaixo do queixo e as laterais.

Então, vem assistir o vídeo com o passo a passo de como fazer máscara de tecido sem máquina, super fácil de fazer, além de ser chiquetosa. O molde e a lista de materiais estão logo abaixo.

Obs: a máscara feita no vídeo é do tamanho para criança, que minha irmã fez para minha sobrinha Nana. Mas, se você quiser um para adulto, então é só usar o outro molde.

Materiais utilizados

  • Tecido – de preferência 100% algodão
  • elástico – em média 20 cm para criança e 25 cm para adulto ( cada lado, ajuste de acordo com o rosto)
  • ferro de passar
  • agulha
  • linha de costura

MOLDES DAS MÁSCARAS DE TECIDO EM IMAGEM:

  • Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “salvar imagem como…”
  • Imprima em tamanho A4 para manter as proporções do molde.
  • Caso ache o molde grande, imprima o molde no tamanho que está. Depois, retire um pouco do contorno, deixando no tamanho que você achar ideal.
MOLDE - máscara de tecido sem máquina - Keithy DIY - máscara de pano - máscara de proteção - máscara caseira
  • faça um kit de umas 2 ou 3 máscaras para alterná-las.
  • higienize com água e sabão e deixe secar ao sol

Recomendações: Máscara caseira? Infectologista comenta recomendação de Mandetta – https://youtu.be/ahmMVmYGS4w

máscara de tecido sem máquina - Keithy DIY - máscara de pano - máscara de proteção - máscara caseira

Gostou desse Post? Então, Compartilhe para a ajudar na divulgação!

Me siga no instagram: @keithydiy
Se inscreva em meu canal: Keithy DIY


Um super beijo e até a próxima!
Keithy


Written by

Keithy Outubo

Artesã, Empreendedora, uma das fundadoras da Sakura Origami Ateliê. Criei um canal no youtube com o objetivo de compartilhar Ideias Criativas e Lucrativas ou trazer uma opção de atividade terapêutica para auxiliar nos mais diversos tratamentos.